Dia Internacional da sindrome de Down

FamiliaUpDown.org

 

O “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). Essa ideia surgiu na Down Syndrome International, pelo geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial, sendo comemorado pelos 193 países da ONU.

Costumamos dizer que esse é o cromossomo do amor! O amor e carinho são emoções visíveis em alguém com síndrome de Down. Cada pessoa possui características únicas e se comporta conforme suas vivências e estimulações.

Ter um dia dedicado a comemoração da síndrome de Down pode ter muitos fatores positivos, pois revela novas possibilidades para aqueles que não estão inseridos diretamente no contexto diário de pessoas com SD. A informação é fundamental para a quebra de paradigmas e conscientização a respeito do tema. O chamado preconceito muitas vezes surge pelo desconhecimento da causa e como sujeitos, estamos transformando nosso modo de agir e pensar a todo momento, basta sermos tocados.

21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down.
#FamíliaUpDown.org
#21demarço
#síndromededown

Por- Fabricia Neves

Loading

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *