Duplo diagnostico (Down e autismo)

Duplo diagnostico (Down e autismo)

Muitas pessoas desconhecem mais e sim possível esse duplo diagnostico, passando as vezes despercebidos por alguns profissionais.

Os pais ou cuidadores são as melhores pessoas para perceber alterações ou mudanças, no comportamento ou no desenvolvimento da criança.

Esses pais ou cuidadores enfrentam obstáculos ao buscar ajuda para seu filho, que inclui falha em reconhecer o duplo diagnostico SD/TEA. Com isso o resultado acaba sendo confirmado apenas em casos mais severos.

Crianças com SD/TEA são claramente diferentes de uma criança apenas com a Trissomia ou mesmo daquelas que tenham síndrome de Down e comprometimento severo.

Após a confirmação do diagnostico ‘e importante a criação de estratégias que podem ser implementadas principalmente em uma abordagem centrada na família, em vez de orientada somente a criança.

Os pais, com ajuda de uma equipe multiprofissional, devem fornecer a criança um ambiente que ela consiga compreender, se sentir confortável, segura e amparada, pois quanto mais cedo ela for estimulada, melhor sera para lidar com suas limitações e ampliar suas habilidades.

“Diagnostico não ‘e destino”

 

Fonte: www.incluo.com.br

www.diariodainclusaosocial.com

Loading