Estimulação Precoce

lumen-fisioterapia-2

Sabe-se que a falta de estímulos prazerosos nos primeiros dias de vida pode levar a criança a ter uma dificuldade de adaptação sensorial, bem como atraso no seu desenvolvimento motor. A intervenção é considerada precoce quando iniciada antes que os padrões de postura e movimentos atípicos tenham sido instalados.

O tratamento precoce é indicado como uma forma de aumentar a interação do organismo com o ambiente, obtendo respostas motoras próximas ao padrão da normalidade e prevenindo a aprendizagem de padrões atípicos de movimento e postura.

Deve-se lembrar que a sequência das habilidades motoras de uma criança pode ser considerada fixa. Porém o ritmo de cada criança vai depender do ambiente em que vive bem como do aprendizado e da experiência.

O trabalho em equipe interdisciplinar é de suma importância para o desenvolvimento da criança com SD, pois cada profissional realiza uma abordagem que envolve vários aspectos do desenvolvimento, de acordo com a sua formação e objetivos específicos. Ainda, o trabalho realizado em uma área imediatamente repercute sobre as demais áreas.

A equipe interdisciplinar, além das especialidades médicas, inclui também as áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, assim sendo, a atuação conjunta dos profissionais envolvidos volta-se para o estabelecimento da independência e inserção social das crianças atendidas e cada especialidade tem seu papel terapêutico importante e indispensável para a melhora do quadro clínico destes pacientes,

A construção de um ambiente lúdico também é de extrema importância para o desenvolvimento global da criança. O valor da brincadeira auxilia no processo de desenvolvimento, socialização e lumen-fisioterapia-3aprendizagem. Brincando a criança desenvolve suas capacidades motora, verbal e/ou cognitivas.

Dessa forma, a brincadeira, é uma forma de assimilação funcional e repetitiva que desenvolve hábitos e esquemas sensório-motores. Quando algo se estrutura como forma, é assimilado, tende a ser repetido, provoca prazer, satisfação e cria hábitos. Através da brincadeira, a aprendizagem torna-se função motivadora, motivo pelo qual, tanto o lúdico, como o ambiente no qual a criança está inserida, são relevantes para seu desenvolvimento.

Por último, devem-se levar em consideração as diferenças individuais como os fatores genéticos e as experiências pessoais da criança, pois interferem nos efeitos da prática.

 

André Ricardo O. Fernandes

Lumen

          FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

Rua: João Pinheiro, 599 sl 406 – Centro – Governador Valadares. MG. CEP: 35.020-270 É (0XX33) 3271-4243 – 3278-4601/ 33 9 9977-6281

E-mail: clinicalumengv@gmail.com

lumen-fisioterapia-0

AVISO DE RESPONSABILIDADE: As informações fornecidas nesta página e nesse website só devem ser usadas para fins informativos, e devem ser usadas com segmento médico ou profissional qualificado, e não devem ser usadas em vez de terapias médicas ou diagnósticos sem um profissional qualificado. Os autores deste site se eximen a qualquer responsabilidade legal decorrente do mau uso da informação publicada aqui. Uso de textos, imagens, áudio, testemunhos e conteúdo geral para o assunto, sob a autorização do autor e responsável pelo conteúdo.

Loading