Livros e Filmes

FamiliaUpDownLogoWeb

Sugestões de Livros e Filmes – SINDROME DE DOWN

 

Veja tambem sugestões de filmes sobre Autismo

Clique aqui

autism-awareness

 

O livro de Julieta 

Livro de Cristina Sánchez-Andrade, traduzido por Rodrigo Peixoto. Editora Palavra: São Paulo, 2012.

Sinopse: A jornalista espanhola Cristina Sánchez-Andrade, narra suas memórias e experiências compartilhadas com sua filha Julieta com síndrome de Down. É uma história do cotidiano de uma família com suas atividades, trabalho, cobranças, amor e carinho.


Colegas

Filme de Marcelo Galvão. Brasil, 2013.

Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) vivem juntos e institucionalizados. O filme conta suas aventuras quando decidem sair para realizar o sonho de cada um.


Débora conta histórias 

Livro de Débora Araújo Seabra de Moura. Editora Alfaguara: Rio de Janeiro, 2013.

Sinopse: Débora tem síndrome de Down, é professora da educação infantil e escreve fábulas sobre deficiências e diferenças e relações de afeto. Seu livro é uma inspiração para adultos e crianças.


Onde nasce a esperança

Filme de Chris Dowling. Estados Unidos, 2015.

Calvin Campbell, um ex-jogador de beisebol que teve sua carreira interrompida por causa de uma série de problemas pessoais se vê em um estado de depressão. Desacreditado na vida, tudo muda quando ele conhece Produce, um jovem com síndrome de Down, atendente do mercado local que ajuda Calvin a sentir novamente inspiração pela vida.


O cromossoma do amor 

Livro de Bibá Pitta (Maria Gabriela de Viterbo Pitta Gouveia). Editora Difel: Lisboa: 2009.

O Cromossoma do Amor é um testemunho positivo da vida de Bibá e sua família, a partir do nascimento de sua filha Madalena, com síndrome de Down. O livro prova que a diferença é o sal da vida!.


CityDown – a história de um diferente

Filme de José Mattos. Brasil: 2011.

Para construir o mundo fictício do Citydown, a equipe convocou um elenco de quase cem pessoas com síndrome de Down. Os protagonistas retratarão uma família com pai, mãe e dois filhos, que se mobiliza pelo nascimento de um filho diferente.


Não faz diferença nenhuma! 

Livro de Bibá Pitta e Inês de Barro Baptista. Editora Casa das letras: Lisboa, 2013.

Após contar a história de Madalena, no livro “O cromossoma do amor” Bibá Pitta traz neste livro testemunhos sobre diferenças e discute o nosso olhar sobre o outro.


O Guardião de memórias

Filme de Mick Jackson. Estados Unidos: 2008.

Dr. David Henry separou a filha de seu irmão gêmeo para esconder de sua esposa que a menina tinha síndrome de Down. Entregando a garotinha aos cuidados de uma enfermeira. David vive com a família que lhe restou, sem revelar seu segredo.


O oitavo dia

Filme de Jaco Van Dormal. Reino Unido, 1996.

Harry é um empresário que trabalha em um banco e foi abandonado por sua família. Deprimido decide vagar pelas estradas da França, sem rumo. Após quase atropelar Georges, um jovem com síndrome de Down, Harry decide levá-lo para casa e não consegue se desvencilhar dele.


Pelo amor às diferenças 

Livro de Miguel Palha. Editora Diferença, Lisboa: 2011.

Miguel Palha é Pediatra do Desenvolvimento e Diretor Clínico do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças, neste seu livro conta várias histórias de crianças com síndrome de Down e suas famílias.


Outro Olhar – Convivendo com a Diferença

Documentário do Instituto Alana, lançado em 2015, conta a história de Charbel Gabriel, um homem de 60 anos com síndrome de Down que trabalha, pratica atividades físicas, estuda e interage diariamente com a sua família e comunidade.


Mude seu falar que eu mudo meu ouvir 

Livro escrito por adolescentes com síndrome de Down: Carolina Yuki Fijihira, Ana Beatriz Pierre Paiva, Beatriz Ananias Giordano, Carolina de Vecchio Maia, Carolina Reis Costa Golebski, Claudio Aleoni Arruda e Thiago Rodrigues. São Paulo, 2011.

Obra idealizada pela Associação Carpe Diem aborda questões relacionadas ao cotidiano de pessoas com deficiência. Para que A inclusão passa pela revisão dos hábitos da comunidade. seja visto socialmente é preciso que a própria comunidade, um deles diz respeito a comunicação que é abordada no livro, que foi lançado na Conferência da Organização das Nações Unidas em Nova York .


Marina não vai à praia

Filme de Cássio Pereira dos Santos. Brasil:2014.

Marina vive no interior de Minas Gerais . Quando a turma da escola da irmã organiza uma excursão para Guarapari, Marina quer ir à praia assim como todos os outros jovens.


Rikki 

Livro de Guifo van Genechten, adaptado por James Misse. Editora Pé da letra: São Paulo, 2014.

Sinopse: Livro trata das diferenças e como lidamos com elas. Existem coelhos gordos, magros , altos ou baixos, novos e velhos, e todos eles tem orelhas longas voltadas para o alto. Rikki também tem duas orelhas mas elas são singulares.


Ideias de Estimulação para a acriança com síndrome de Down 

Livro de Josiane Bibas e Ângela Duarte. Editora Arte & Texto, Curitiba: 2009.

Livro apoiado pela Associação Reviver Down traz informações que favorecem o acolhimento e a estimulação de bebês.


O Começo da Vida

Documentário de Estela Renner, produzido pela Marinha Farinha Filmes, com o apoio do Instituto Alana. Brasil: 2016.

Mostra a importância dos primeiros anos da vida de uma criança, foi filmado em nove países. Traz entrevistas com especialistas em desenvolvimento infantil e visita famílias das mais diversas culturas, etnias e classes sociais, para descobrir que proporcionar um ambiente com amor e segurança.


Do Luto à Luta

Filme de Evaldo Mocarzel. Brasil, 2005.

Traz uma análise das deficiências e potencialidades da Síndrome de Down, problema genético que atinge cerca de 8 mil bebês a cada ano no Brasil. A Síndrome de Down é sem dúvida um problema, mas as soluções são bem mais simples do que se imagina, principalmente quando são deixados de lado os preconceitos e estigmas sociais.


A Vida com Logan: para ler no sofá 

Livro de Flávio Soares. Editora Jupati. São Paulo: 2014.

Coletânea da webtira que retrata o dia a dia de Logan. É um retrato bem humorado e sensível das aventuras e da imaginação de uma criança com síndrome de Down e sua família.


Nós sempre te amaremos

Filme de Michael Katleman., 1997.

Casal dá à luz a gêmeos, um portador da síndrome de Down e outro com saúde fraca. O casal decide doar o primeiro a uma família que já possuía 13 filhos adotivos com o mesmo problema. Os avós maternos resolvem entrar na justiça para impedir a adoção.


Quem eu seria se pudesse ser 

Livro de Enrico Montobbio e Carlo Lepri. Tradução Ilse Moreira e Fernanda Ortale. Fundação Síndrome Down, Campinas: 2007.

Este livro propõe sobre o itinerário existencial sobre a condição adulta das pessoas com deficiência intelectual. Com linguagem clara e cientificamente correta, os autores acompanham os leitores rumo a uma visão antropológica da pessoa com deficiência e a uma nova forma de compreender e realizar as tarefas educativas e as ações sociais.


Yo, También

Filme de Álvaro Pastor e Antonio Naharro. Espanha: 2009.

Daniel é um jovem de 34 anos com síndrome de Down e trabalha em um serviço público, onde conhece Laura. O filme conta a história desta relação de amizade e amor.


Artigo

Psicóloga: Fabrícia Vieira dos Reis

Pós Graduada em Dependência de Drogas

MG Terapia – Consultório de Psicologia

Rua Mato Grosso, 413 – Bairro de Lourdes – Goval

Contato: (33) 9.8432-2295 (oi) 

Site: http://www.fabriciapsi.blogspot.com.br/

Fan page: https://www.facebook.com/psicologafabriciareis

Loading