Terapia  Ocupacional

O objetivo é encontrar formas de permitir que as pessoas alcancem sua autonomia, independência e aproveitem ao máximo seu potencial.

No caso específico da Síndrome de Down, o desempenho deste profissional é muito importante devido a um desenvolvimento um pouco mais lento desses indivíduos.

A terapia ocupacional pode ser iniciada nos primeiros dias da vida, ajudando o bebê em suas atividades rotineiras, especialmente em atividades estimulantes que parecem insignificantes como girar seu corpo, colocando o bebê em sua barriga para baixo para fortalecer os músculos do pescoço, etc.

Muitas pessoas desconhecem a diferença na terapia ocupacional e fisioterapia, e talvez por falta de conhecimento, eles acreditam que uma atividade é suficiente, mas não está bem, ambos trabalham de forma complementar e, no caso da Síndrome de Down, Essas duas terapias foram realizadas ao mesmo tempo essenciais para um bom desenvolvimento e resultados ainda mais positivos para crianças.

O terapeuta ocupacional trabalha mais com atividades humanas, planeja e organiza a vida diária, e o fisioterapeuta usará mais recursos físicos para ajudar o corpo a se desenvolver bem.

Portanto, é de extrema importância iniciar o acompanhamento o mais rápido possível para maior autonomia e desenvolvimento do assunto.

Eu sou Juliana, psicóloga e mãe de Enzo de 13 meses, que desde os 2 meses fazia fisioterapia e terapia ocupacional e os avanços foram incríveis.

Juliana

Fonte: www.wikipedia.  , www.movimento down.

 

AVISO DE RESPONSABILIDADE: As informações fornecidas nesta página e nesse website só devem ser usadas para fins informativos, e devem ser usadas com segmento médico ou profissional qualificado, e não devem ser usadas em vez de terapias médicas ou diagnósticos sem um profissional qualificado. Os autores deste site se eximen a qualquer responsabilidade legal decorrente do mau uso da informação publicada aqui. Uso de textos, imagens, áudio, testemunhos e conteúdo geral para o assunto, sob a autorização do autor e responsável pelo conteúdo.

Loading