Reflexões sobre o dia 08 de março

FamiliaUpDown-Dia_iternacional-da-mulher-2018

No dia 08 de março já estamos acostumadas a comemorar o dia internacional da mulher, com muita alegria pelas conquistas adquiridas e espaços anteriormente alcançados que tiveram êxito na atualidade.

O que talvez não paramos para refletir é sobre o papel da mulher que é mãe de uma pessoa com síndrome de Down. Essa mãe, além de mulher com suas vaidades, características pessoais, trabalho, casa, companheiro(a), cursos, enfim, tudo o que a cerca ela ainda tem mais uma atribuição; ser mãe de alguém com síndrome de Down.

Ter um filho com síndrome de Down é ter o mesmo trabalho que todas as demais mães têm, com algumas diferenças… a mãe de uma criança especial a partir de então introduz em sua rotina uma série de atividades: idas frequentes ao médico, muitos exames, vacinas, fisioterapia, fonoaudióloga, terapia ocupacional, aulas de música, psicomotricidade, eco terapia, natação, balé, futebol, levar e buscar em escola regular entre outros,,, e a medida que o tempo passa algumas atividades encerram abrindo espaços para novas que chegam como o acompanhamento psicológico se necessário, saída com os amigos, relacionamento amorosos, trabalho, amizades em diversos setores da vida.

Enfim, essa mãe é uma guerreira e isso precisa ser lembrado, pois muitas vezes elas se pegam com questionamentos… “porque eu?”, “será que sou capaz?”, “será que eu consigo?”, “estou sendo castigada?”. NÃO, somos mais que abençoadas! Somos escolhidas, somos pessoas como todas as outras, porém fomos presenteadas!; e esse presente vem em forma de um sorriso e amor incondicional, do jeito que são, puros, livres de preconceito, com um amor imenso no coração e que faz qualquer mãe esquecer de qualquer noite mal dormida, de qualquer tempo “perdido” em idas e vindas para levá-los em suas terapias que são tão importantes para um bom desenvolvimento físico e emocional.

E então eu pergunto, será que não temos muito que comemorar?

Feliz Dia Internacional da Mulher – Mãe de alguém com Síndrome de Down!

 

AVISO DE RESPONSABILIDADE: As informações fornecidas nesta página e nesse website só devem ser usadas para fins informativos, e devem ser usadas com segmento médico ou profissional qualificado, e não devem ser usadas em vez de terapias médicas ou diagnósticos sem um profissional qualificado. Os autores deste site se exime de qualquer responsabilidade legal decorrente do mau uso da informação publicada aqui. Uso de textos, imagens, áudio, testemunhos e conteúdo geral para o assunto, sob a autorização do autor e responsável pelo conteúdo.

Loading